Pular para o conteúdo

Horas Extras – Conheça as regras de como funciona

Você conhece toras as regras das horas extras? Sabe como elas são pagas e quando você tem direito de recebê-las? Pois bem, é sobre isso que iremos falar no texto de hoje. Esta é uma dúvida que rodeia inúmeras pessoas que trabalham em ambientes corporativos ou mesmo em fábricas com sistema de CLT (carteira de trabalho). E por isso, é importante que você entenda tudo que rege o seu trabalho. Acompanhe!

horas extras

Horas extras – O que caracteriza uma hora extra?

Antes de mais nada, precisamos entender como as horas extras são caracterizadas em uma jornada de trabalho. Neste caso, não há muito segredo e você pode facilmente entender que, tudo aquilo que excede a jornada de trabalho estipulada em contrato de CLT, é considerado hora extra.

Por exemplo, se a sua jornada de trabalho for de 8 horas por dia, das 9h às 18h, e você tiver que trabalhar neste dia até as 19h, esta hora a mais é considerada uma hora extra oficialmente. E o mesmo ocorre de forma invertida, por exemplo, se você começar a trabalhar as 8h (1h antes do seu horário), esta hora também é computada como hora extra, pois está fora de sua jornada.

Esta é uma forma justa de recompensar o empregado pelo tempo que ele disponibiliza a mais para a empresa. No entanto, é importante entender também que por dia, é possível fazer apenas 2h extras. Mais do que isso já está em discrepância com o contrato da CLT. Isto somente muda caso você tiver algum contrato ou cláusula diferenciada com o seu patrão.

horas extras

Qual o valor pago por uma hora extra?

As horas extras ao fim do mês, muitas vezes ajudam o funcionário a quitar dívidas ou mesmo ter uma sobra para algum lazer ou investimento. Por isso ela muitas vezes é tão importante na renda familiar. Entretanto, você sabe quanto vale a sua hora extra? O cálculo é muito simples. Acompanhe.

Aos dias úteis, você receberá 50% a mais da sua hora, para cada hora extra gerada. Já aos finais de semana ou feriados, sua hora extra valerá 100% a mais. Ou seja, o dobro. Para que você visualize mais facilmente, veja o exemplo abaixo.

Vamos supor que você ganhe 10 reais por hora de trabalho. Cada hora extra, então, valerá 15 reais. Já aos finais de semana e feriados, sua hora extra passa a valer 20 reais. Ao fim das contas, muitas vezes o valor acaba sendo positivo para quem precisa de um dinheiro extra.

horas extras

É possível converter horas extras em folgas?

Para que você possa converter horas extras em folga, é importante conhecer o regulamento da sua empresa. A CLT garante o pagamento de qualquer hora excedida. No entanto, as vezes a empresa busca flexibilizar este pagamento, visto que muitas vezes pode ser mais vantajoso para alguém folgar à receber pago. Por isso, recomendamos que você fale com o setor de RH para entender como funciona na sua empresa!

É muito importante que você atente-se para seus direitos. Esteja por dentro das regras que regem seu regime de trabalho para não deixar passar nenhum direito.

Marcações: