No artigo de hoje vamos lhe ensinar a como fazer a consulta FGTS de maneiras diferentes e super práticas. Assim você poderá acompanhar os depósitos em sua conta, além de ter em mente os rendimentos que o fundo pode estar gerando para você. Afinal, é bom sempre ficarmos por dentro deste assunto, que diz respeito a algo que é nosso por direito, não é mesmo?
Portanto, acompanhe este guia até o final e saiba tudo sobre como consultar o seu saldo do FGTS.
Como fazer a consulta FGTS
Existem diversas maneiras de como fazer a consulta FGTS. Cabe a você escolher a alternativa que mais seja interessante para você. Acompanhe abaixo as possibilidades:
1- Pelo aplicativo de consulta
Pelo aplicativo no celular você poderá acompanhar a situação do seu FGTS. Para isso, basta você:
- Abrir a loja de aplicativo do seu celular e buscar por “FGTS”.
- Clique em instalar e abra o aplicativo.
- Clique na opção “cadastre-se”.
- Preencha com os seus dados pessoais.
- Crie a sua senha de acesso.
- Feito isso, clique na opção “não sou um robô”.
- Você receberá um e-mail de confirmação. Acesse e clique no link enviado.
- Feito isso, entre no app e informe o seu CPF e a senha que você cadastrou.
- Ao fazer o login, você deverá responder algumas perguntas.
- Respondendo esses questionamentos, você deverá ler e aceitar os termos de uso, clicando em concordar.
- Pronto! Agora é só desfrutar de todas as funcionalidades do aplicativo.
2- Pelo site da Caixa
Pelo site da Caixa Econômica Federal você também poderá consultar o seu FGTS. Para isso, basta acessar o site e preencher os campos de login. Ou então, iniciar o seu cadastro, clicando em “primeiro acesso”.
3- Por mensagem no celular
É possível que você também faça a sua consulta por mensagem via SMS. O cadastro é rápido e simples, além de ser gratuito. Você receberá informações, todos os meses, dos depósitos que são feitos na sua conta do FGTS. Do mesmo modo, será avisado quando houver valores liberados para saque.
Para cadastrar o seu número de celular, clique aqui.
4- Diretamente na Caixa
Por fim, você poderá se dirigir a qualquer agência da Caixa, munido com o seus documentos pessoais ou o seu cartão cidadão, para solicitar o seu saldo do FGTS. Em poucos minutos você poderá fazer a consulta FGTS e já saberá quais são os valores que estão sendo depositados, se há a possibilidade de saque, dentre outros fatores.
Mantenha-se atualizado
Procure sempre manter-se atualizado com relação ao seu Fundo de Garantia, para que você não corra o risco de não estar recebendo os seus depósitos. Afinal, se você trabalha de carteira assina, você tem o direito e o seu patrão o dever de pagar o seu FGTS. Cobre o que é seu! E assim, mantenha tudo atualizado e organizado.