Você sabe como solicitar o seguro desemprego? Esta talvez seja uma das dúvidas mais comuns dos brasileiros, uma vez que nem sempre é tão fácil de entender os critérios. No entanto, no texto de hoje, vamos te ensinar o passo a passo para que você consiga receber o benefício e também você entenderá quais documentos são indispensáveis. Acompanhe!
Como solicitar o seguro desemprego?
Para entender como solicitar o seguro desemprego, antes de mais nada, é preciso entender se você de fato pode recebê-lo! Este é um benefício concedido pelo Governo, para que você consiga ter um suporte e um equilíbrio caso seja demitido ou demitida da empresa em que trabalha. Ou seja, é um seguro para que você não fique na mão.
Mas muita gente tem dúvida com relação aos valores recebidos, quem pode de fato receber, quanto tempo precisa trabalhar, etc. E para te ajudar, elaboramos uma lista básica e objetiva. Acompanhe.
Requisitos para conseguir o seguro desemprego
O seguro desemprego é um ótimo benefício, sem dúvida. Mas, ele só é concedido caso o trabalhador se enquadre em um destes requisitos mínimos abaixo:
- Trabalhadores formais e domésticos que são demitidos sem justa causa;
- Trabalhadores formais que tem seu contrato suspenso devido a programas de capacitação ou qualificação oferecidos pela própria empresa;
- Pescadores profissionais que estão em seu período de defeso;
- Trabalhadores que são resgatados de condições escravas;
Se você se enquadrar em qualquer uma destas características, saiba que você poderá sacar o seu benefício tranquilamente. Mas, para isso, é preciso entender também quais documentos utilizar e o que fazer para receber. Veja isso tudo logo abaixo!
Solicitando o seguro desemprego
Para entender como solicitar o seguro desemprego, você precisa, antes de mais nada, ter os seguintes documentos em mãos:
- Documentos de identificação (CPF, Identidade, CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Requerimento de seguro desemprego ou comunicação de dispensa fornecida pelo empregador;
- Termo de rescisão do contrato de trabalho homologado;
- Documentos de FGTS ou extratos comprobatórios de depósitos;
A partir deste momento, você poderá levar tudo junto ao SINE ou SRTE de sua cidade para dar entrada ao seu seguro. Após todos os documentos conferidos e a entrada no processo, você poderá sacar seu dinheiro em qualquer agência da Caixa ou Lotérica. Se você tiver contas poupança ou corrente na Caixa, automaticamente as parcelas serão depositadas mês a mês.
Vale lembrar que para sacar o seu benefício em qualquer outro lugar que não seja da sua própria conta (depois que for transferido), você precisará ter o cartão cidadão devidamente cadastrado em seu nome. Ele será útil nos caixas eletrônicos da agência bancária e também nas unidades Caixa Aqui, através de agências lotéricas.
Entender como sacar o seguro desemprego é muito simples. O que mais precisa ser levado em consideração é a questão da demissão em si. Pois se ela não estiver enquadrada no que a Lei permite, você não poderá acessar o benefício. E o restante do processo muitas vezes é feito diretamente entre o empregador e o sindicato ou agente responsável pelo seu setor, ficando a você somente assinar os documentos e sacar o dinheiro. Boa sorte!