Você sabe como se aposentar em 2020? Com as novas reformas, muita dúvida é gerada. Afinal, este nem sempre é um assunto fácil de se entender, uma vez que há diversos tipos de critérios que precisam ser levados em consideração. Mas o objetivo aqui é simplificar e fazer você entender de forma objetiva. Por isso, acompanhe o texto.
Como se aposentar em 2020
Para entender como se aposentar em 2020, é preciso entender também quem pode se aposentar em 2020. Ou seja, este é o melhor caminho para que você consiga entender o que de fato precisa ser entendido e, assim, conseguir fazer os cálculos de forma prática.
Se aposentar talvez seja o sonho de muita gente. Há brasileiros que trabalham uma vida inteira em trabalhos que nem sempre possuem as melhores condições possíveis. E tudo que estas pessoas querem e merecem, é ter uma vida digna com aquilo que contribuíram ao longo dos anos.
Mas o caminho não é tão simples quanto parece. Principalmente quem ainda está no início das contribuições, o ano pode parecer a milhares de quilômetros de distância. E na verdade, está. Mas, em algum momento, ele chegará. E quando estiver próximo, você precisa saber o que fazer. Acompanhe!
As regras gerais para aposentadoria
Para entender como se aposentar em 2020, precisamos entender as novas regras da previdência que estão sendo definidas e tramitadas no Congresso Nacional. Veja abaixo:
- Idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
- Tempo mínimo de contribuição de 15 anos para mulheres e homens.
- Para conseguir 100% do salário, homens precisam contribuir por 40 anos e mulheres por 35 anos.
A regra da transição
Por pontos
A aposentadoria por pontos é outra alternativa para você conseguir o seu benefício. Basicamente, ela é uma soma da idade do cidadão com o número de anos contribuídos. O que nos leva a um número de pontos que pode representar o acesso a aposentadoria. Em 2020, homens precisarão de 97 pontos e mulheres de 87 pontos.
Para saber se você atingirá estes pontos, basta somar a sua idade com o número de anos de contribuição, de acordo com as informações que mencionamos acima. Se estiver dentro dos critérios, você poderá encaminhar seus documentos.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre este assunto e que você consiga enviar sua solicitação para o governo, requisitando sua aposentadoria. Boa sorte!