Certamente você já ouviu falar do abono salarial, não é mesmo? Pois bem, esta é a nomenclatura para um dos benefícios que o governo garante ao trabalhador brasileiro. No entanto, muita gente tem dúvidas com relação aos pagamentos, datas, critérios para ter direito ou não e uma infinidade de outras coisas. E por isso, no artigo de hoje, vamos te ajudar com estas questões. Por isso, acompanhe o texto até o fim!
Abono salarial – O que é?
Para começo de conversa, precisamos entender do que se trata o abono salarial. Pois bem, se formos traduzir a palavra “abono”, teremos um resultado para economia relacionado com uma bonificação ou pagamento. E é justamente este o conceito deste programa do governo, que visa entregar um benefício extra para quem recebe pouco durante o mês.
Assim sendo, podemos entender resumidamente o abono como um salário mínimo extra, pago em função de você ter cumprido alguns requisitos mínimos estipulados pelo próprio governo. E, desta forma, você tem acesso ao dinheiro de forma prática e segura. No entanto, nem todos os trabalhadores podem ter este direito. Será que você tem? Veja abaixo para entender.
Quem tem direito de receber?
O abono salarial, como você já entendeu, é uma fatia de dinheiro paga pelo governo para alguns trabalhadores durante um período do ano. Estes trabalhadores, por sua vez, precisam se enquadrar em alguns requisitos básicos e mínimos. Para facilitar, fizemos uma lista abaixo com o que você precisa estar em dia para receber. Veja:
- Ter a sua carteira de trabalho por pelo menos cinco anos;
- Ter ganho no máximo dois salários mínimos vigentes por mês durante o ano anterior;
- Precisa ter trabalhador por pelo menos 30 dias no ano anterior;
- Ter um cadastro completo na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
Se você estiver correspondido todos estes critérios, parabéns! Pois você certamente terá algum dinheiro para receber a partir do calendário estipulado pelos órgãos organizadores. Nada mal, não é mesmo? Pois bem, agora vamos entender como você pode ter acesso ao seu dinheiro. Acompanhe.
Como e quando sacar o abono salarial?
Se você acabou de descobrir que tem direito de sacar o abono salarial, talvez esteja se perguntando como e quando fazer isso, não é mesmo? Pois bem, vamos explicar! Para sacar o seu salário mínimo extra, você tem basicamente duas opções, que são:
- Em caixas eletrônicos ou lotéricas, com o seu cartão cidadão em mãos;
- Na agência da Caixa em si, com seu número do PIS e documento de identificação;
E quando você pode sacar? Bom, para ter conhecimento das datas, você deverá esperar o calendário oficial disponibilizado pelo governo. Todo ano este calendário pode sofrer alterações. Entretanto, a regra básica é o saque no seu mês de aniversário. Por exemplo, se você faz aniversário em Dezembro, é neste período que o seu saque estará liberado.
Mas, para sua segurança e organização, sempre atente-se aos dados oficiais da Caixa e do governo. Somente eles poderão direcionar você para a data e local correto, uma vez que eles são os responsáveis por toda logística. Boa sorte!